• Black Facebook Icon
  • Instagram Social Icon

1/7

Processo de Registro do Bem Imaterial Corporação Musical Euterpe Imaculada Conceição : : Inimutaba/ MG

Registro é a declaração de que o bem, de natureza imaterial, se encontra sob proteção oficial, mediante seu registro em livro próprio do órgão de proteção ao patrimônio cultural. Elaboração do dossiê de registro de bem cultural imaterial, contemplando o acompanhamento do rito legal (trâmites de notificação ao proprietário, inscrição o livro do registro) e na elaboração da parte técnica: pesquisa histórica, análise dos aspectos sociais, etnológicos e culturais.

 

Produção de documentação audiovisual e levantamento fotográfico. Elaboração do plano de salvaguarda contemplando medidas de valorização e salvaguarda adequadas às demandas de preservação do bem cultural. No ano de 2018, a equipe o3L foi responsável pela elaboração do processo de registro da Corporação Musical Euterpe Imaculada Conceição. A banda foi fundada em 08 de dezembro de 1927, pela Companhia Cedro e Cachoeira e seus operários, que a mantiveram até os dias de hoje. Tinham como objetivos principais difundir a arte musical entre os operários da Segunda Unidade Têxtil da Empresa, já que a 1ª Unidade já tinha sua banda, promover o progresso cultural e artístico da localidade; e abrilhantar as festas civis e religiosas da comunidade de Inimutaba e região. A Corporação Musical Euterpe Imaculada Conceição (Banda de Música Maestro José Mendes da Silva), além de formar gerações de músicos no decorrer do tempo, sempre esteve presente no cotidiano do município se apresentando em festas cívicas e religiosas. Sua formação, por exemplo, originou-se do incentivo da Companhia Cedro e Cachoeira para que seus funcionários tivessem um lazer cultural na cidade.

 

Nesse sentido, desde sua origem, a banda se constitui como meio de socialização da comunidade local, posto que suas apresentações marcaram, e ainda marcam, eventos de grande importância no município, bailes, desfiles cívicos, procissões religiosas, encontro de bandas, entre outras atividades.

Equipe:

Coordenação Geral e RTs:

Arquiteto e Urbanista Frederico Prates

Arquiteto e Urbanista Daniel Quintão

Colaboração:

Setor de Proteção do Patrimônio Cultural de Inimutaba

Historiadora Bárbara Penido (Parte Técnica do Processo)