• Black Facebook Icon
  • Instagram Social Icon

1/5

Processo de Registro do Bem Imaterial Forró de Inimutaba : : Inimutaba/ MG

Registro é a declaração de que o bem, de natureza imaterial, se encontra sob proteção oficial, mediante seu registro em livro próprio do órgão de proteção ao patrimônio cultural. Elaboração do dossiê de registro de bem cultural imaterial, contemplando o acompanhamento do rito legal (trâmites de notificação ao proprietário, inscrição o livro do registro) e na elaboração da parte técnica: pesquisa histórica, análise dos aspectos sociais, etnológicos e culturais.

 

Produção de documentação audiovisual e levantamento fotográfico. Elaboração do plano de salvaguarda contemplando medidas de valorização e salvaguarda adequadas às demandas de preservação do bem cultural. No ano de 2013, a equipe o3L foi responsável pela elaboração do processo de registro do Forró de Inimutaba, inscrito no Livro das Celebrações. O Forró de Inimutaba foi identificado como uma referência significativa num conjunto de expressões artísticas e culturais, contribuindo para a formação do patrimônio e da identidade cultural do município de Inimutaba. Essa identificação é decorrente da relação que os inimutabenses atribuem com o município e a realização da Festa, tornando-se, no imaginário popular, um envolvimento praticamente indissolúvel. Os moradores da cidade atribuem um sentimento de orgulho ao afirmarem que naquele município é realizada a Festa do Forró.

 

Trazendo uma relação de identidade entre o povo e a cidade, o Forró de Inimutaba foi entendido como um patrimônio imaterial de extrema significância.

Equipe:

Coordenação Geral e RTs:

Arquiteto e Urbanista Frederico Prates

Arquiteto e Urbanista Daniel Quintão

Colaboração:

Setor de Proteção do Patrimônio Cultural de Inimutaba

Historiadora Kelly Rabelo (Parte Técnica do Processo)